TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica serotipo A é uma neurotoxina derivada da bactéria,  Clostridium botulinum e tem uma grande aplicabilidade no rejuvenescimento facial devido às suas propriedades relaxantes musculares.

A toxina botulínica exerce o seu efeito nas junções neuromusculares através da inibição da libertação de acetilcolina, provocando relaxamento muscular com o subsequente alisamento da pele sobrejacente.

A injecção não cirúrgica de quantidades pequenas desta substância em músculos faciais específicos e hiper-reativos provoca o  relaxamento localizado e temporário da musculatura facial (preservando as expressões faciais), o que se traduz numa redução de rugas faciais e linhas de expressão.

Para a injecção é utilizada uma agulha muito fina, não sendo habitualmente necessário aplicar anestesia. O procedimento é bem tolerado, com a duração de apenas alguns minutos, e não requer um período de recuperação prolongado.

Os resultados são mais visíveis em rugas dinâmicas (rugas que aparecem durante a contração da musculatura facial) do que em rugas estáticas (rugas visíveis em repouso). Os resultados em rugas estáticas profundas podem ser mais demoradas e necessitar de um maior número de injecções ou mesmo da combinação com outros tratamentos estéticos tais como preenchimento dérmico. 

Os resultados são visíveis 3 dias após o tratamento mas pode demorar até 2 semanas para se notar o efeito máximo. O efeito é temporário, com uma duração de 4 a 6 meses, e desaparece gradualmente com o restabelecimento da acção dos músculos. É necessário um novo tratamento ao fim deste período para manter os resultados.

A toxina botulínica é utilizada há mais de vinte anos para o tratamento de diversas condições médicas e a injecção intra-muscular de toxina botulínica para o tratamento de rugas faciais e linhas de expressão é o tratamento estético não cirúrgico mais realizado nos Estado Unidos, tanto em homens como em mulheres, uma vez que apresenta resultados previsíveis, tem relativamente poucos efeitos adversos e está associado a uma grande satisfação do cliente.